sábado, 12 de dezembro de 2009

QUANDO ''DEUS'' DIZ NÃO!


Rev. Itamar Santana Bezerra – Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana da Bahia, cedeu está mensagem para o engrandecimento e honra do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o filho de Deus.


Há muitos teólogos de plantão - que nunca estudaram teologia - que gostam de formular conceitos sobre Deus e os seus decretos.
Dentre esses conceitos há aquele que afirma que Deus tem sempre três respostas para nos dar, ante o que lhe pedimos:
Sim, não e espere. o que precisamos entender é que Deus não é homem, e nem segue os passos do homem.
Os seus caminhos não são os nossos caminhos, e nem os seus raciocínios seguem a lógica humana. Deus é Deus, transcedente e revestido de glória; ele não vê como vê o homem.
Certamente, aquilo que é precioso para Ele, nem sempre atribuimos valor.
De modo que se ele atendesse atodos os nossos pedidos, estaríamos enrascados, pois não sabemos pedir; pedimos sempre para o nosso próprio deleite e para satisfazer à nossa carne.
Somos asim. Quando queremos algo, projetamos sempre o melhor que aquilo pode nos render.
Desde criança, aprendemos a lidar com o sim e com o não, segundo as nossas conveniências.
O sim sempre associado ao certo, e o não, às coisas erradas.
 Principalmente o não, que é apalavra mais ouvida pela criança. Para nós, o sim permite e o não proíbe. Estes dois instrumentos retóricos assim se estabeleceram na história da humanidade. um é positivo; o outro, negativo.
 Um dá acesso; ooutro, barra. Um cancela; o outro exclui. Um é verde e o outro é vermelho. entre os homens é assim. Certo dia , em Belo Horizonte, um rapaz muito chegado a mim me abordou com a seguinte brincadeira: ele me disse que tinha acabado de perder um carro Pálio novinho, verde metálico, uma beleza. E eu, inocente, perguntei como e por que ele havia perdido o carro. Ele me explicou: ''Eu vi o carro, achei lindo, me aproximei do dono, e disse: Ei, você me dá esse carro? e ele disse não. Se ele tivesse dito sim, eu estaria agora com um Pálio novinho'', eu mereço.
 Mas essa é a nossa relação com o sim e com o não. O sim sempre como a resposta positiva, e o não sempre como o negativo.
O sim  como sendo sempre algo agradável, e o não como aquilo que nos desagrada. milenarmente é assim que funciona entre nós. Mas do ponto de vista de Deus não é assim, necessariamente.
 O não de Deus, para nós é sim. ''Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu próposito''. Romanos 8.28. Ora, se todas as coisas cooperam para o nosso bem, eo Senhor está no controle absoluto de tudo o que nos acontece, então nada nos será para o mal. ainda que recebamos um sonoro Não da boca de Deus, aquilo será o melhor para nós, aida que não entendamos corretamente.
Somos imperfeitos e limitados. A nossa mente navega em condições paupérrimas, ante a grandiosidade do conhecimento e do poder de Deus.
 Só enxergamos o aqui e o agora; só entendemos aquilo que a nossa pobre mente consegue compreender do imediato. Mas Deus vê o todo e o tudo; Ele conhece a natureza e o sentido das coisas, e não é tomado de surpresa por coisa alguma. É dele o querer e o efetuar tudo o que existe; Ele governa soberanament o mundo e os que nele habitam; Ele tem sempre o melhor para os seus filhos, inclusive quando nos diz Não.
Em Deus, não é uma resposta positiva e irá redundar em benção, da forma que não entendemos. Deus disse Não a Jesus, no Getsêmani, e glória a Des por aquele Não; glória a Deus porque Ele não fez passar de Jess aquele cálice.
 O não de Deus é Sim para nós, para o nosso bem e para a sua glória.
Rev. Itamar Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário