sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Meu Casamento Está em Guerra! Como Resolver os Conflitos?

                                   


                                
                                                                                                                   
Hoje em pleno século XXI com a globalização, muitos casais estão esquecendo os princípios de Deus, por
Causa das conquistas financeiras e do empreendedorismo ficam com o relacionamento sufocado, pois não tem tempo para administrar os conflitos existentes.
Na verdade muitos casais não têm uma habilidade para discutir os desacordo e resolvê-los.
Na verdade está faltando habilidade para resolver problemas na vida conjugal, para ter um entendimento de como resolver problemas no casamento é necessário que nós venhamos nos reeducarmos com essa habilidade.
Estamos preocupados com conflitos em geral, mas especialmente os conflitos que estão trazendo um problema de convivência, que destroem a relação entre os cônjugue e que podem levar ao divórcio.
Alguns casamentos terminam por causa de crescente tensão e ansiedade.
Empregos exigentes, trabalhos em turnos e por longas horas podem esgotar as reservas emocionais até dos casais mais apaixonados.
Dificuldades financeiras, criação de filhos, mudança de residência ou de emprego e problemas de saúde também podem desgastar o amor e o respeito. Ou seja, as mudanças que vêm com o passar do tempo podem criar o tipo de estresse que ás vezes separa casais.
A Bíblia predisse que, em nossos dias, muitos seriam “amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos,... ingratos, desleais, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulhos”.(2Timóteo 3:2-4). Essas características podem fazer com que haja mais divergências, falhas na comunicação e comentários irrefletidos com muita facilidade.
Crises na comunicação podem ser evitadas a fim de fortalecer o casamento?
Alguns casais caem na rotina de ouvir sem escutar e de falar sem se comunicar.
A interação cordial e carinhosa é substituída por uma conversa rotineira, seca e fria. O diálogo significativo e aberto é sufocado por constantes discussões sobre coisas insignificantes. Mal-entendidos geram brigas; ataques verbais são rebatidos com um silêncio gélido.
Infelizmente, muitos deixam de notar as coisas boas que o conjugue faz, ou, se notam, deixam de expressar apreço. Além disso, em vista da tendência atual de as esposas trabalharem fora, muitas ficam irritadas por também terem de fazer a maioria das tarefas domésticas. E muitas sentem que suas necessidades emocionais são ignoradas.
Os princípios básicos para terminar os conflitos na sua vida conjugal são encontrados na Bíblia:

1º - Considere o casamento sagrado.
O que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem. ( Mateus 19:6)
Deus originou o casamento quando uniu Adão, o primeiro homem, e Eva que se tornou sua esposa. (gênesis 2:21-14)
Jesus Cristo, disse: Não lestes que aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e se apegará à sua esposa, e os dois serão uma só carne? De modo que não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem. (Mateus 19-4-6).
Ao dizer o que Deus pôs sob o mesmo jugo, Jesus não estava sugerindo que os casamentos são feitos no céu. Ele estava confirmando que a relação marital foi instituída pelo próprio Deus e que, por isso, deveria ser considerada sagrada.
Visto que todos nós somos imperfeitos, mal-entendidos e desacordos são inevitáveis.
No entanto, muitas vezes ter um casamento bem-sucedido não depende tanto da compatibilidade do casal, mas sim de como lidam com a incompatibilidade. Portanto, uma das habilidades mais importantes num casamento é a resolver os desacordos com amor, que une perfeitamente todas as coisas. (Colossences 3:14).

2º- Mostre respeito ao falar.
Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada, mas a língua dos sábios é uma cura.( Provérbios 12:18 ).

3º - Cultive bondade e compaixão.
Tornai-vos benignos uns com os outros, ternamente compassivo. ( Efésios 4:32 ).

4º- Demonstre humildade.
Não faça nada por briga ou por egotismo, mas com humildade mental, considere os outros superiores a você. (Filipenses 2:3 ). Muitas discussões no casamento ocorrem por causa do orgulho; um tenta culpar o outro pelos problemas em vez de humildemente procurar meios de facilitar as coisas. Nessas horas, a humildade pode ajudá-lo a controlar a tendência de sempre querer ter razão.

5º- Não se ofenda com facilidade.
Não te precipites no teu espírito em ficar ofendido. ( Eclesiastes 7:9 ) . Tente evitar a tendência de rejeitar o ponto de vista de seu cônjuge ou de ir logo se defendendo quando algo que você fez ou disse for questionado. Escute e leve em consideração o que está sendo dito. Pense com cuidado antes de responder. Muitos casais aprendem bem tarde na vida que é melhor ganhar um coração do que uma discussão.

6º- Saiba quando ficar quieto.
Seja rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.( Tiago 1:19 ). A boa comunicação sem dúvida é uma das placas mais importantes na estrada para a felicidade no casamento. Então, por que a bíblia diz que há um tempo para ficar quieto? (Eclesiaste 3:7).
Esse tempo serve para ouvir com o objetivo de entender o que está sendo dito, uma parte vital da comunicação, que envolve descobrir o que a outra pessoa realmente está sentindo e o motivo disso.

7º- Ouça com empatia.
Alegrai-vos com os que choram. ( Romanos 12:15 ). A empatia é indispensável para uma comunicação significativa, porque torna possível que você sinta as emoções mais profundas de seu cônjuge. Também ajuda a criar um ambiente em que a opinião e os sentimentos de cada um são tratados com respeito e dignidade.

8º- Tenha o hábito de expressar apreço.
Mostrai-vos gratos. ( Colossenses 3:15 ).Casamentos bem-sucedidos são aqueles em que o marido faz questão de que a esposa se sinta apreciada, e vice-versa.
No entanto, no dia-a-dia, alguns negligenciam esse aspecto vital da comunicação e simplesmente presumem que a outra pessoa se sente valorizada.
A esposa, em especial, precisa que o marido reafirme seu amor e faça expressões de apreço por ela. Você, marido, pode contribuir muito para a felicidade no casamento e para o bem-estar de sua esposa, bem como o seu próprio,por se esforçar para expressar apreço pelas qualidades dela e pelas boas coisas que ela faz.
Reafirmações verbais são muito importantes. Um beijo carinhoso, um afago e um sorriso caloroso dizem à esposa mais do que um simples eu te amo. Isso a faz ter certeza de que você a considera especial e que precisa dela. Ligue para ela ou mande uma mensagem eletrônica, dizendo “estou com saudade” ou “como está o seu dia?”. Se depois de casado você parou de dizer essas coisas, seria bom voltar a fazer isso. Continue descobrindo o que toca o coração de sua esposa.

9º- Perde prontamente.
Não se ponha o sol enquanto estais encolerizado. ( Efésios 4:26 ). Erros no casamento são inevitáveis. Assim, a disposição de perdoar é essencial.
Se você deixou seu cônjuge magoado, não pense que isso simplesmente vai passar. Para fazer as pazes, muitas vezes é preciso fazer uma das coisas mais difíceis: admitir o erro. Assim, mostre humildade e procure um meio de dizer algo como: Sinto muito, meu bem. Eu errei. Com um pedido de desculpas as sim, você conquistará respeito, ajudará a edificar um relacionamento de confiança e aumentará sua paz.

10º- Honre o compromisso com seu cônjugue e o casamento.
O marido não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem. ( Mateus 19:6 ). Vocês prometeram um ao outro, num voto solene perante Deus e os homens, que permaneceriam juntos apesar de problemas que talvez surgissem. Mas o compromisso não é só uma obrigação legal. É motivado pelo amor sincero e genuíno, e reflete o respeito e a honra que vocês demonstram um ao outro ea Deus. Assim, numca enfraqueça sua sagrada relação marital por flertar; limite seu interesse romântico apenas a seu cônjugue. ( Mateus 5:28 ).
Para meditação: Malaquias 2:17
“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Deus continue abençoando vocês cada vez mais! E agora... vamos praticar!!! Com certeza o Senhor vai abençoar nossos lares e nossos casamentos! Beijos!

    ResponderExcluir