domingo, 15 de novembro de 2009

Família, um projeto de Deus para a felicidade.

                                                                                                       

                              Família
A família pode ser uma de nossas maiores fontes de felicidade. Nenhum amor é tão profundo, nenhuma alegria tão plena quanto aquela que pode existir dentro do círculo familiar. As famílias podem ajudar-nos a receber o melhor que a vida tem a oferecer.
Também podemos sentir, dentro da família, a mais profunda tristeza. As famílias podem vacilar, e até mesmo falhar. No entanto, a felicidade em uma família às vezes é possível até mesmo quando vêm as tristezas
Como com todas as coisas de valor, os relacionamentos familiares requerem trabalho, mas valem os esforços porque as famílias são feitas para ser unidas para sempre e para nos trazer alegria.
Estamos preocupados com uma visão globalizada como as igrejas veem e tratam o casamento em geral, mas especialmente com o fator de uma religiosidade quando se trata de um adultério gerando um conflito sério, que destroe a relação entre esposo e esposa, e que pode levar ao divórcio.
Considere os passos seguintes, que podem ajudar casais a evitar ou a resolver tais problemas sérios.

A LIDERANÇA E O GOVERNO MASCULINO
Nos dias de hoje, quando se fala de autoridade masculina, logo ouve-se um grito feminista protestando contra toda e qualquer idéia de um homem governar uma mulher. Tudo isto acontece por conta de um terrível mal entendido acerca do papel do homem e da mulher.
Normalmente, as mulheres que mais se opõem ao governo masculino foram aquelas massacradas por homens que nunca exerceram seu verdadeiro papel, nem mesmo tomaram consciência da verdadeira masculinidade (cumpre-se assim, no dia-a-dia, a maldição de Gn 3:16.E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará).
Na maioria dos casos os homens têm exercido autoridade sobre as mulheres para demonstrar sua superioridade sobre elas. Mas isto não foi o que Deus planejou. O autoritarismo de tais homens é tão grande, que eles assumem a autoridade de Cristo na vida de suas mulheres. A verdadeira masculinidade é aquela que leva a mulher a se submeter à autoridade de Cristo.
Outra visão errada sobre a masculinidade é aquela que pensa que ser masculino é ser servido sempre por uma mulher. Muitas mulheres também protestam contra essa idéia de servir ao homem.
Infelizmente, tanto homens quanto mulheres têm entendido errado seus papéis nessa questão. Os homens acham que trabalham demais para sustentar uma mulher a vida inteira, e as mulheres acham que são verdadeiras escravas dos homens sem nenhuma remuneração. Na verdade, nenhum papel está mais voltado para servir do que o papel masculino. Ser masculino é ser destinado para a missão de servir e sacrificar-se pelo bem de uma mulher. A missão masculina é correr risco pela mulher. A maturidade masculina está em ter esta compreensão em mente sem exigir recompensa.
Homens trabalham para o bem das mulheres porque esta é a lei de Deus, e não uma necessidade particular ou social. Mulheres servem aos homens dignos porque estão obedecendo a Deus, e não atendendo a um capricho dos maridos. Se cada um tiver consciência da origem divina de seus papéis, logo, o egoísmo e orgulho serão evitados no exercício de cada papel.
A liderança da família, ou governo da casa, é uma prerrogativa masculina.
Mesmo que a mulher tenha uma certa iniciativa no lar, o homem sempre fornece o padrão. Isso significa que o homem é responsável direto por todo o curso que a família tomar.
O endividamento, a pobreza, a negligência espiritual, a desobediência e rebeldia dos filhos, a insubmissão e liderança da mulher na família, são falhas pelas quais o homem é responsável direto.
A verdadeira masculinidade é responsável pela provisão de todas essas necessidades. Cabe ao homem o planejamento moral e espiritual de toda sua família.
Ele é o responsável para conduzir a família para objetivos traçados por sua liderança.
Sendo assim, os filhos não viverão como querem, nem sua esposa fará opção por tal estilo de vida contrário ao marido. Tudo isto tem que ser visto e planejado de tal maneira que, ao exercer sua liderança, o marido não satisfaça apenas sua vontade em detrimento da família; mas deverá haver o uso do bom senso por parte do marido em atender os gostos da família sem ameaçar sua liderança.
Ao mesmo tempo, o marido deverá ser enérgico para evitar qualquer indício de contrariedade obstinada de sua liderança, mesmo que isso tenha que ferir ou impedir os gostos da família.
A tomada de decisão e a palavra final em uma questão na qual há discordância sempre deve pertencer ao homem.
Isto, certamente, nunca deveria ser motivo para autoritarismo, mas para uma
excelente condução da família.
A mulher poderá ser consultada e ouvida; suas idéias deverão ser adotadas e postas em prática, mas nada deverá assumir o caráter de liderança feminina.
Essa tomada de decisão também deve ser encontrada na vida sexual do casal.
Mesmo que a mulher se apresente com um tipo de “dança do ventre” para o seu marido, ainda assim, ele tem o dever de procurar sugerir e iniciar a vida sexual dos dois. Também é responsável pelo cultivo, adorno e satisfação dos dois.
A disciplina dos filhos é uma credencial da masculinidade verdadeira do homem como pai e chefe do lar.
Mesmo que a esposa esteja presente, ela nunca deve assumir a disciplina e repressão dos filhos na presença do marido; ao invés disso toda repreensão e disciplina dos filhos deve ser repassada para o homem da casa.
Quando há inevitavelmente uma necessidade da mãe repreender ou disciplinar o filho, isso deve ser feito de tal maneira que, naquela disciplina, o pai está liderando.
Além disso, toda consulta feita pelos filhos à mãe, deve ter o aval do pai; tudo tem quer ser feito de tal maneira que os filhos percebam o apoio da mãe à liderança do pai. Para isto, a mulher nunca está autorizada a levantar a voz para o seu marido, dar-lhe ordens, repreendê-lo, ou chamar-lhe a atenção por algo que ela não concorda na frente dos filhos. Também deverá ser evitada toda discussão entre marido e mulher na frente dos filhos, que comprometa a liderança masculina no lar.
As expressões culturais que enfatizam e distinguem os papéis do homem e da mulher devem ser observados e praticados na verdadeira masculinidade.
Isto significa que, em cada região do Brasil ou do mundo onde há costumes e tradições que correspondem ao perfil da verdadeira masculinidade bíblica, os homens devem praticar, sem reservas.
A liderança do homem no lar não é uma missão de exaltação do sexo masculino sobre a mulher,nem um chamado para dominá-la.
Parece ser um paradoxo, mas a missão da liderança é servir.
“É um chamado a orar como nunca antes oramos; a praticar os princípios da Palavra de Deus constantemente; a sermos mais cuidadosos, menos levados pelo humor do momento; a sermos disciplinados e organizados em nossas vidas; a sermos amáveis e sensíveis; a tomarmos tempo para falarmos com a esposa sobre o que precisa ser falado; e se necessário, a estarmos prontos a dar a própria vida, conforme o exemplo de Cristo.” (John Piper, 1996)
A autoridade não é um direito a ser exigido, mas uma responsabilidade a ser assumida.
Cristo conduz sua igreja à santidade. (Ef 5:25-27.Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível).
A liderança masculina é preparar a esposa para depender de Cristo, e não torna-la imatura.

3 comentários:

  1. Este é o nosso desejo a você. Que possa mudar por si mesmo, mudar para melhor, e mudar hoje. Amanhã, pode não haver tempo ou espaço para um novo ano.

    E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
    E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
    Isaías 58; 11,12
    André e Raimar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, gostei muito deste estudo, continuem.Do casal Josevaldo e Alexandra.

    ResponderExcluir
  3. Casal amado, essas mensagens são muito importantes pois é a base para um verdadeiro lar restaurado e um mundo diferente numa sociedade tão corrompida e perversa.Ficamos alegres por saber que mais e mais casais estão se movendo para estar no centro da vontade de Deus.

    Deus abençoes vcs e continuem a semear...
    essa é nossa missão.
    alcançar para longas distâncias, transpondo fronteiras.
    bjus
    Cris de André

    ResponderExcluir