segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Aliança de Davi e Jônatas - 2ª Parte.





                             

Estudo feito pelo casal André e Raimar, trabalhamos com famílias há quatro anos, somos membro da Igreja Batista da Família.














 Este estudo é muito importante que seja acompanhado com uma bíblia.

  



                                        Aliança de Davi e Jônatas - Parte II.

I Sm 18:3 Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida.
4 E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto.
I Sm 20:12 E disse Jônatas a Davi: O Senhor, Deus de Israel, seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, se houver coisa favorável para Davi, eu não enviarei a ti e não to farei saber?
13 O Senhor faça assim a Jônatas, e outro tanto, se, querendo meu pai fazer-te mal, eu não te fizer saber, e não te deixar partir, para ires em paz; e o Senhor seja contigo, assim como foi com meu pai.
14 E não somente usarás para comigo, enquanto viver, da benevolência do Senhor, para que não morra,
15 como também não cortarás nunca da minha casa a tua benevolência, nem ainda quando o Senhor tiver desarraigado da terra a cada um dos inimigos de Davi.
16 Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor se vingue dos inimigos de Davi.
O texto fala da aliança entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Davi foi um homem escolhido por Deus para reinar em Israel. Ele havia sido ungido rei pelo profeta Samuel, todavia, Saul ainda reinava sobre o povo. Apesar de Deus já o ter rejeitado, ele continuava no trono em Israel.
A Bíblia afirma que a partir daquela unção o Espírito do Senhor se apoderou de Davi e o primeiro desafio que ele enfrentou após a unção foi o gigante Golias. Sabemos que ele acabou com Golias e com a vergonha de Israel. A partir daí, Davi deixa de ser um pastor de ovelhas anônimo e passa a ser admirado por muitas pessoas.
A primeira pessoa que declaradamente se encanta com Davi, com sua coragem, o seu carisma e pela presença de Deus em Davi é Jônatas, um príncipe guerreiro filho de Saul.
A Bíblia fala que Jônatas fez uma aliança com Davi.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O PODER DE UMA ALIANÇA - 1ª PARTE.

                             

Estudo feito pelo casal André e Raimar, trabalhamos com famílias há quatro anos, somos membro da Igreja Batista da Família.



















 Este estudo é muito importante que seja acompanhado com uma bíblia.














                                              O poder de uma Aliança
Segundo o dicionário da língua portuguesa, aliança significa:
Acordo, pacto,união pelo casamento, usado como símbolo de noivado ou casamento.
A Bíblia relata varias aliança que Deus fez com o Homem ao longo da História, mas o que nos chama atenção para este estudo é:
 
 Iº      aliança do povo de Israel com Deus e que foi quebrada pelos Gibeonitas.
 IIº     A aliança de Davi com  Jônatas.
IIIº    A nova aliança com Jesus Cristo.
                           


  aliança do povo de Israel com Deus e que foi quebrada pelos Gibeonitas,1ª parte.
                                       

                                            Josué 9-1;13









1 E SUCEDEU que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus, 
2 Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel. 
3 E os moradores de Gibeom ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, 
4 Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados; 
5 E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. 
6 E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco. 
7 E os homens de Israel responderam aos heveus: Talvez habitais no meio de nós; como pois faremos acordo convosco? 
8 Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes? 
9 E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do SENHOR teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito; 
10 E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote. 
11 Por isso nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora acordo conosco. 
12 Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento; 
13 E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho. 

Observamos que  os Gibeonitas mentirão para Josué para alcançar seus objetivos.
                                                  
                                                     Josué 9;14
14 Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao SENHOR. 
Os Israelitas não consultaram a Deus.
                              
                                                     Josué 9;19






19 Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo SENHOR Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar. 
O voto da aliança teve que permanecer pelo fato do juramento que foi feito em nome do Senhor o Deus de Israel.
Uma aliança não pode ser quebrada, pois o diabo sabe do poder que tem uma aliança, usando os Gibeonitas a mentirem para Josué.                                                  

Podemos ver agora o verdadeiro sentido de uma aliança.
Lembra-se  de quando nós fizemos os votos matrimonias, do dia do seu casamento, os votos que fizemos no altar ou ao juiz no forum.
A principio devemos observar que como Josué nós não consultamos a Deus, se é da sua vontade que venhamos a fazer uma aliança com o nosso conjugue.
Pela paixão fazemos os votos, logo depois descobrimos que o nosso conjugue é um Gibeonita, um verdadeiro mentiroso envolvido com tudo de errado e queremos quebra a aliança no qual fizemos um juramento diante de Deus, que devemos ama-lo o nosso conjugue na tristeza ou na alegria, na saúde ou na doença etc.
Pelo fato acontecido descobrimos que não amamos mas o nosso conjugue e queremos a separação.
                                       Mas o que Deus diz sobre isso?
                                        
                                                  Josué 9;19-20


19 Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo SENHOR Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar. 

20 Isto, porém, lhes faremos: conservar-lhes-emos a vida, para que não haja grande ira sobre nós, por causa do juramento que já lhes fizemos. 
Quando um juramento é quebrado a maldição a ira divina cai sobre as pessoas que quebraram a aliança, observe o texto de  Malaquias 2;16 .

16 Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o divórcio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais. 
Deus odeia  o divórcio, cuidado para você não quebrar a aliança feita com Deus.





                                              O que devo fazer?
A principio você tem que ter consciência   de que você não é um velho Homem
( Mulher), de coração duro é necessário ter Jesus em seu coração, pois ele é de carne e você é uma nova criatura.
Não importa o que seu conjugue fez ou está fazendo o importante é que você tenha consciência da aliança feita com Deus.
peça a Deus que mude sua História de vida e dê ao seu conjugue a salvação .
Sempre perdoei pois Jesus Cristo foi a cruz no seu momento de sofrimento ele intercedia ao Pai que perdoasse pois nós não sabíamos o que estávamos fazendo.
volte a amar o seu conjugue, peça a Deus que acenda está chama no seu coração.

                                               Vamos orar.
Pai em nome de seu filho amado Jesus Cristo, nos colocamos diante da tua presença este leitor(a), mude a história de vida desta pessoa dê força para suportar com amor, pois sabemos que o Senhor transforma e cura, entregamos a vida do conjugue deste leitor(a) e transforme o seu caráter, que venham ser um homem ou mulher segundo o seu coração, Deus sabemos que o Senhor não nos abandona, toma está família que está desesperada precisando de um milagre, repreenda toda arma forjada contra esta família, todo trabalho feito para destruição deste lar onde as forças malignas estavam perturbando a vida  de seus servos e decretamos pelo nome do Senhor Jesus Cristo a derrota do império do inimigo de nossas almas, agora quebramos qualquer pacto feito com o nosso adversário,  dê ordem a seus anjos para nos Livramos de todo mal, nós te agradecemos por tudo o que fez e irá fazer através  de seu filho amado Jesus Cristo, amém!
                                              André de Ray.
                      
                           Entre Em contato andrederay@hotmail.com

A Bíblia Contém o plano de Deus para Alcançar uma qualidade e saúde na vida familiar. Os cristãos são aconselhados a ensinar e praticar a Palavra de Deus.